quarta-feira, 10 de junho de 2009

História do violão




O violão é um instrumento típico da música brasileira. Porém, não foi criado no país. Especula-se que sua origem seja da região Oriental, levada à Península Ibérica pelos Árabes. Outra teoria é que seja originário da Grécia ou de Roma, descendendo da Lira grega. Seja qual for a esua origem, ao longo dos séculos os instrumentos prercussores do violão foram sendo gradativamente transformados, sendo muito usados na Espanha e em Portugal. A nomenclatura espanhola do violão é guitarra, assim como a inglesa (guitar). Por isso, para evitar confusões de nomes, em vários países se costuma chamar o violão de Spanish Guitar (Guitarra Espanhola), distinguindo-o da Guitarra Elétrica. O nome violão é específicamente usado no Brasil e em Portugal, sendo neste último também chamado de Viola.


As seis cordas são contadas a partir da mais fina:1ª - MI agudo 2ª - SI3ª - SOL4ª - RE5ª - LA6ª - MI grave
As cordas são dedilhadas com o polegar, indicador, médio e anular da mão direita, enquanto os dedos da mão esquerda (menos o polegar) fazem pressão nos espaços entre os trastes para produção das notas. Para indicação do dedilhado da mão esquerda, a numeração usada é:
indicador=1

médio=2

anular=3

mínimo=4














Um comentário:

  1. E ae Roger... cara, seu blog está show mesmo... muito conteudo... percebi q esse blog é perfeito para quem esta afim de aprender mais e mais sobre violão... esse é o primeiro lugar q achei tudo q eu precizava... aqui encina de verdade!

    abrass

    ResponderExcluir