quarta-feira, 10 de junho de 2009

Afinando o Instrumento


A afinação pode ser em vários tons, a mais usada é no tom de E, é nela que estão afinados os
instrumentos na maioria esmagadora das músicas existentes. Para afinar nesse tom você precisa ter
pelo menos 1 corda afinada, a Sexta (Mi), a Quinta(Lá), a Quarta (Ré), a Terceira (Sol), a Segunda (Si)
ou a Primeira (Mi). Se você afinar a corda Mi(E) por exemplo, você pode colocar as outras de acordo
com o tom da própria, assim:
O som da 5ª corda pressionada na 5ª casa corresponde ao som da 4ª corda solta (corda de baixo)
O som da 4ª corda pressionada na 5ª casa corresponde ao som da 3ª corda solta (corda de baixo)
O som da 3ª corda pressionada na 4ª casa corresponde ao som da 2ª corda solta (corda de baixo)
O som da 2ª corda pressionada na 5ª casa corresponde ao som da 1ª corda solta (corda de baixo)
O som da 5ª corda pressionada na 7ª casa corresponde ao som da 6ª corda solta (corda de cima)
Mas para afinar o instrumento, você precisa de um parâmetro para afinar uma corda e partindo dela
afinar as outras. Isso pode ser feito através da utilização de um diapasão (vendido em casas
especializadas), através de outro instrumento ou ainda através do telefone, pois o som do telefone é
de 440 Hz isto significa que a Quinta corda solta tem o som correspondente ao do telefone, então se
você conseguir colocar a corda no mesmo tom afine as outras a partir dela.

Música


Música
É a arte universal de combinar os sons. É a maneira de se expressar através de
melodias. Aliás, a Música é a primeira das sete artes universais. Desde seus primeiros passos,
ela se valeu do desejo íntimo dos músicos para exportar as suas faces interiores, como se
nela, o homem se revelasse por dentro.
Tudo que podemos ouvir são sons; uma buzina, um grito, um trovão, uma madeira
sendo arrastada, etc. Quando selecionamos sons de forma harmônica, estamos transformando
esses sons em melodia, ou seja, música.
Os sons podem ser divididos em duas categorias:
􀂄 Sons tonantes: são sons com variação de tonalidade entre grave e agudo, como os
produzidos por instrumentos musicais.
􀂄 Sons não tonantes: são sons que não tem essa variação e produzem sons simples
como qualquer barulho. OBSERVAÇÕES; a) Embora seja considerado um instrumento
musical, a bateria e os instrumentos de percussão não produzem tonalidade. Eles são
usados para dar ritmo à música. b) A voz humana é considerada o instrumento mais
complexo, pelo fato de produzir sons tonantes ou não.

História do violão




O violão é um instrumento típico da música brasileira. Porém, não foi criado no país. Especula-se que sua origem seja da região Oriental, levada à Península Ibérica pelos Árabes. Outra teoria é que seja originário da Grécia ou de Roma, descendendo da Lira grega. Seja qual for a esua origem, ao longo dos séculos os instrumentos prercussores do violão foram sendo gradativamente transformados, sendo muito usados na Espanha e em Portugal. A nomenclatura espanhola do violão é guitarra, assim como a inglesa (guitar). Por isso, para evitar confusões de nomes, em vários países se costuma chamar o violão de Spanish Guitar (Guitarra Espanhola), distinguindo-o da Guitarra Elétrica. O nome violão é específicamente usado no Brasil e em Portugal, sendo neste último também chamado de Viola.


As seis cordas são contadas a partir da mais fina:1ª - MI agudo 2ª - SI3ª - SOL4ª - RE5ª - LA6ª - MI grave
As cordas são dedilhadas com o polegar, indicador, médio e anular da mão direita, enquanto os dedos da mão esquerda (menos o polegar) fazem pressão nos espaços entre os trastes para produção das notas. Para indicação do dedilhado da mão esquerda, a numeração usada é:
indicador=1

médio=2

anular=3

mínimo=4














Material

Estarei postando material diariamente, mas se vc precisa de uma material específico, deixe o seu recado que estarei postando de acordo com suas necessidades e tudo explicadinho. O objetivo deste blog é apenas poder ajudar quem quer aprender a tocar violão, por isso não cobramos nada. Aproveite!

Saudações

Este Blog é dedicado às pessoas que querem começar a tocar violão, e que por vários motivos não frequentam uma escola.
Música é a arte de combinar sons, e pra mim é a mais bela de todas as artes! A música expressa sentimentos, desencandeia recordações a ainda acalenta a alma. Por isso, tocar é tão gratificante. Tocar violão exige dedicação, força de vontade, entusiasmo. Para você aprender, você tem que desejar muito aprender, querer tocar por que o amigo toca não adianta! Você tem que gostar, e tudo que é feito com gosto fica muito melhor.
É bom deixar claro que se você realmente que ser um profissional da área, é aconselhável que procure uma escola de música, aqui o nosso objetivo é ajudar quem quer aprender sozinho, tirar as dúvidas que geralmente aparecem quando encontramos material na internet e acaba faltando uma explicaçãozinha a mais.
Vocês podem deixar suas perguntas, fazer comentários, enfim, tudo o que for relacionado à música e que venha somar para o aprendizado seu e de outras pessoas.